domingo, 28 de abril de 2013

o rei do maracatu

 



o cetro e o punhal...

e na "noite dos tambores silenciosos", acompanho os cortejos dos reis e rainhas, dos maracatus, em olinda, e a cerimônia de evocação dos orixás e os tantos significados e sentidos dessa comemoração. e todos se concentram ao final do desfile, no pátio da igreja do rosário dos homens pretos, no bonsucesso.
minha curiosidade, estudo e observação se dá não apenas, pela força da profissão, como também, pela beleza estética, ritualística e antropológica deste tão significativo movimento da cultura pernambucana e brasileira.

para quem desejar saber mais, aqui:

5 comentários:

  1. Belo e muito interessante este estudo.
    Que bom não deixar morrer a beleza e significados da nossa cultura!
    Beijo Val

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seríamos nós sem a memória, sem a história, sem a cultura?

      Beijo, Carlos, obrigada pela presença!


      ;))

      Excluir

  2. Minha querida

    Trazes-nos com este tema um belo pedaço de História, a história da sobrevivência da identidade dos negros através da sua cultura e das suas tradições. Sou uma apaixonada pela História de África e dos africanos espalhados pelo mundo desde a altura em que deixaram de poder ser donos do seu próprio destino.

    Por exemplo, a 'História da África Negra' de Joseph Ki Zerbo veio trazer-me, a determinada altura da minha vida, informações de que precisava para me sentir completa, tendo em conta que os manuais escolares eram e são vazios, privilegiando apenas um lado. A partir de Ki Zerbo pude partir para outras leituras e alargar o meu leque de pesquisas.

    Muito obrigada pela página que nos indicas, à qual acedi.Vou daqui mais rica culturalmente.

    As fotos são belíssimas.

    Beijinhos

    Olinda


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou uma apaixonada pela nossa história, acredito plenamente que nos contamos especialmente Portugal, Brasil e os PALOP, também desde "as Àfricas", estamos de fato entranhados. E lhe conto, Olinda, que é um tema que me fascina, a tal modo, que parte dos meus estudos são direcionados para ele.
      Não li ainda esse livro, mas vou em busca, é uma literatura importante, e por certo vai me ajudar bastante, grata pela preciosa informação.

      Eu estou aprendendo a tocar alfaia, repare aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfaia, de tanto que eu gosto dessa nossa bela manifestação cultural.

      Beijão, amiga, obrigada pela presença sempre carinhosa e querida!

      ;))

      Excluir

    2. Fui ver o endereço relacionado com Alfaia. Não sabia que havia um instrumento musical com este nome, só conhecia a palavra referindo-se a 'alfaias agrícolas'.
      Obrigada. E parabéns por estares a aprender a tocá-lo. O som deve ser parecido ao tambor, não é?.

      Beijinhos, querida amiga.

      Olinda

      Excluir